07 junho, 2007

Uma torta de limão pra esse feriado!


Que tal esse torta de sobremesa hoje? Feriado, almoço em família, que delicia!
Essa receita foi mostrada hoje no programa MAIS VOCÊ da Ana Maria Braga. Aqui
esta o site se alguem quiser passar lá http://maisvoce.globo.com/culinaria.jsp?id=11729
Torta de limão!
IngredientesPara a massa:
- 100 g de amido de milho- 130 g de farinha de trigo- 40 g de açúcar- 60 ml de gema (6 unidades)- 140 g de margarina sem sal.
Para o recheio:- 1 lata de leite condensado- suco de 2 limões médios- ½ lata de creme de leite fresco batido até o ponto de chantilly Para a cobertura:- 8 claras- 12 colheres (sopa)de açúcar- raspas de ½ limão

Modo de preparoMassa:
Numa superfície limpa e plana, coloque amido de milho, farinha de trigo e açúcar. Faça um buraco no meio e coloque as gema e margarina sem sal. Com as mãos, misture bem os ingredientes até obter uma massa lisa e uniforme, que desgrude das mãos. Numa fôrma redonda (+/- 17 cm de diâmetro) e de fundo falso, abra a massa com os dedos, no fundo e lateral, deixando uma espessura fina. (OBS: a massa que sobrar pode ser usada para fazer tortas individuais). Leve a fôrma para o forno pré-aquecido a 180º C por 20 minutos. Retire do forno e espere esfriar.
Recheio:Numa batedeira, bata leite condensado e suco de limão por 2 a 3 minutos. Desligue a batedeira e misture creme de leite fresco batido até o ponto de chantilly. Misture levemente, coloque na geladeira e deixe de um dia para o outro.
Cobertura:Numa batedeira bata claras com açúcar até ponto de pico.
MONTAGEM DA TORTA DE LIMÃO
Desenforme a massa fria da fôrma. Com o auxilio de uma colher, coloque colheradas do recheio, até preencher toda a torta. Cubra com o merengue, com o auxílio de uma colher formando picos altos por toda a superfície. Com um maçarico, doure levemente o merengue e cubra com raspas de ½ limão. (OBS: o maçarico pode ser substituído, colocando a torta no forno pré-aquecido a 250º C por 2 minutos. A superfície ficará dourada e o recheio ainda vai estar frio).
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Hoje  resolvi  visitar meus blogs,  coitadinhos  abondonados!  Não  tfaço mais corche a uns bons anos,  então deixei o blog dormindo!! Vo...